Pele acneica
O aparecimento da acne conta com a influência de fatores hormonais, genéticos e inflamatórios. Há um aumento da secreção sebácea, uma alteração dos canais que segregam o sebo e a presença de bactérias que dão origem ao processo inflamatório cutâneo.
É muito frequente na juventude mas afeta cada vez mais adultos, sobretudo mulheres. A maioria destas mulheres nunca a teve na adolescência e os fatores que a provocam são, especialmente, hormonais. Este problema cutâneo manifesta-se através de um aumento da secreção sebácea. Surgem pontos negros e brancos, borbulhas e, em casos graves, abcessos. As lesões localizam-se, maioritariamente, no rosto mas podem afetar também as costas e o peito.
Independentemente do local do aparecimento, a pele fica com um aspeto gorduroso e borbulhento, bastante inestético e incomodativo. Este tipo de pele piora se usar cremes oleosos e comedogénicos. Certos medicamentos também podem agravá-la e desencadear o aparecimento de lesões de acne, como as vitaminas do complexo B, o lítio ou os corticoides. Usar cremes pouco gordurosos e não comedogénicos evita o aparecimento de lesões de acne.
O tratamento estético mais adequado para este problema
O tratamento mais adequado para uma pele com tendência acneica é o peeling, que ajuda na resolução da acne e das marcas que esta deixa. Em caso de cicatrizes mais fundas, usa-se o laser fracionado ou um peeling mais profundo, como o de TCA.
Conselhos
Gestos que vão deixar a sua pele mais limpa e resplandecente:
- Limpe a pele diariamente com uma solução de limpeza desengordurante.
- Use cosméticos não comedogénicos e sem óleos.
- Evite o uso excessivo de maquilhagem e cremes barreira.
- A utilização de cremes com ácido retinóico é benéfica.
- Cremes com ácidos de frutos AHA também são benéficos para este tipo de pele.